quinta-feira, outubro 04, 2007

Ai, Portugal, Portugal...

Eu JURO que sou dos raros seres que não gosta de falar mal do país, que tem a ingenuidade (para muitos) ou a cegueira (para outros tantos) de acreditar que faz-se o melhor que se pode com o que se tem e que não é assim tão mau.

Mas quando temos a filha pequena doente, acordamos de madrugada para marcar a estúpida consulta no Centro de Saúde (se é uma urgência,porque raio temos de nos levantar de madrugada para marcar a consulta ao longo do dia? É uma urgência!!!!!) e nos dizem que, como não sabem se o médico vem ou não (ele tem o hábito de faltar ao trabalho sem avisar!!!!????) não marcam consultas, até porque não há outros médicos para urgências....

- Ligue por volta das 13h30 e já sabemos se ele veio ou não. Depois,se houver vaga, marca.

???? O que raios é isto?
E pedem-nos para ir ao Centro de Saúde antes de ir ao hospital....

O mais triste é que um telefonema para a pediatra (aquela a quem pagamos 70 euros por consulta) resolveu a coisa em 10 minutos. Consulta marcada, conselhos dados, problema resolvido.

O que nos vale é que o sistema de saúde em Portugal continua em grande!!!!! Para quê pensar nos milhares de pessoas que não têm 70 euros para pagar e ficam com as crianças doentes,ou rumam para o hospital para esperar horas até serem atendidas, pois não tinham a cartinha do Centro de Saúde????

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu, como tu, continuo a ser daqueles que acredita, que não é bom, que está mau, mas que podia ser bem pior. Sem entrar em comparação, existem outros paises bem mais evoluidos, onde maiores atrocidades acontecem. O nosso modelo do sistema de saude, é aquele que mais se aproxima do justo socialmente, do optimo, sendo que é o mais nivelador, a questão é, que aplicar é bem mais dificil do que delinear...essa é a nossa falha...

Lita disse...

Sim,eu concordo.
Claro que,na hora da verdade,não deixo de me sentir frustrada...