sexta-feira, dezembro 28, 2007

Vida: manual de instruções?

Aprendi, para todo o sempre, que não existem caminhos únicos, pontos de vista certos ou certezas absolutas. Alguém se esqueceu de me dizer isso. Se o deveria ter dito ou não, é sempre discutível. Mas ninguém me disse, é o facto.

Houve outras coisas que não me disseram e que me surgem no caminho, das formas mais mirabolantes possíveis.
Não me disseram que não existem príncipes encantados, ou livros de reclamações para emoções não validadas. Não me disseram que eu própria poderia construir o castelo dos meus sonhos, sem esperar que me viessem buscar num cavalo branco, mas que, ainda assim, deveria ter cuidado, pois correria sempre o risco de me sentir uma prisioneira lá dentro.

Não me disseram que, mesmo quando tudo parece correr bem, o coração pode discordar e fazer-nos sentir absurdos e marginais dentro da nossa própria vida.

Não me disseram que magoar alguém pode ser mais doloroso do que ser-se magoado. Que quando estamos sós, ansiamos estar com alguém mas, quando estamos acompanhados, podemos ter saudades de nós.

Não me disseram que podemos ansiar pela tranquilidade e pela harmonia, mas que o mais importante de tudo é RESPIRAR!!!!! Que a paz de espírito pode surgir ao anoitecer, no calor de uma lareira e de um copo de vinho tinto, ou a fazer bungee-jumping no meio de sítio algum, e sem qualquer plano para o momento seguinte.

Não me disseram, talvez, para eu aprender, ou para me lembrar! Não me disseram, provavelmente, porque também não sabiam. Ou porque cada vida tem um manual único, não é universal.

"Faças o que fizeres, não desistas de ti!" Isto disseram-me hoje. Eu já sabia disto, claro. Apesar de nem sempre me lembrar. Mas, de uma forma estranha, fez toda a diferença. Será a minha primeira regra no manual de instruções.

11 comentários:

Neptuna disse...

Absolutamente lindo. Sempre que te leio, revejo-me no espelho das tuas palavras. Mais uma vez, não foi excepção.

Gosto muito de ti. Abraço apertado e bom!

Lita disse...

Obrigada pela força e pelas TUAS palavras.
És um ser especial.

Patrícia disse...

ta,mbém ninguem me dise nada. quando fizeres o teu manual, dá-me uma copia. não que o meu seja exacvtamente igual, mas sempre são umas linhas guia!

Lita disse...

:)!!! Combinado. E, se tiveres algum, aceitam-se sempre partilhas de ideias!!!!

Alfacinha de Portugal disse...

É isso mesmo!... Temos de anotar as nossas descobertas, para nós mesmos não esquecermos das lições!

Mia Olivença disse...

BRILHANTE (como sempre)... Mas senti uma pontinha de tristeza nessas sábias palavras. Mas sabes? A emoção é que nos faz sensíveis ás coisas, boas e más... e ninguém é perfeito...

Por outro lado, se nunca discordássemos de nada com os outros, a vida seria monótona..´. ;)

Hoje escrevi isto a uma amiga que está a passar por uma fase complicada (se se adequar a ti, aceita-a):

"Sabes aquela música dos Monthy Pithon??? "Allways look at the bright side of the life - fiu, fiu-fiu, fiu-fiu-fiu-fiu... (era a música do Forum Comercial da Margem sul)...

Depois, se não fossem estes percalços da vida como saberiamos saborear os bons momentos?!... E quando passa, olhamos para trás e dizemos: - FOGO!!! NEM SEI COMO CONSEGUI!!!... Mas o facto é que conseguimos... conseguimos sempre porque: o contrário de ganhar não é perder, é desistir...

E... A conjugação verbal correcta é:

Eu NÃO desisto
TU NÃO DESISTES
Ela NÃO desiste
NÓS NÃO DESISTIMOS
Eles, se quiserem, que desistam porque NÓS não temos nada a ver com isso..."

BOM ANO!!!

Lita disse...

Mia,
Obrigada pelas TUAS sábias palavras. Sem dúvida que o subscrevo. Sem a dor, o prazer não é reconhecido.
E o descanso sabe sempre muito bem, depois da batalha.

Abraço e bom ano!

Solitude disse...

Eu também já sabia, mas foi muito bom teres me avivado a memória!Ás vezes ela prega-me partidas!:)

Lita disse...

Prega mesmo!!!! Nem sempre nos lembramos daquilo que é tão óbvio. Abraço!

Sandra disse...

Realmente, faz toda a diferença. Nem que seja porque não se espera ouvir essas coisas. Deviam-nos ter dito tudo isso, sim. Mas como disseste, provavelmente também não o sabiam. Não estamos todos nós no fundo a procurar as mesmas respostas??
Um beijo.

Lita disse...

Subscrevo inteiramente as tuas palavras.
Beijo