terça-feira, novembro 04, 2008

Ainda sobre bolachas...

Há coisas que continuam a surpreender-me, como se o mundo fosse um bicho novo e cheio de novidades... ora reparem.

Ontem comprei um pacote de bolachas que acho deliciosas, e ao arrumá-las, começo a ler os ingredientes, que passo a citar:
"Farinha de trigo, recheio de fruta, estabilizador, sumo de maçã, amido, canela, passas, açúcar, gordura vegetal, dextrose, leite em pó gordo, sal, levedantes químicos, aroma."

Até aqui tudo bem, apesar dos nomes assustadores dos ingredientes com que fazem as coisas que comemos. Mas eis que, em baixo, em letras mais cheias aparece:
"PODE CONTER: OVO, AMENDOIM, SOJA, FRUTOS DE CASCA RIJA, SÉSAMO"

????

Pode conter????? Supostamente não contém ou, imagino eu, viria nos ingredientes. Pode conter???? Género, hmmmm, vamos fazer as bolachas num dos recipientes já usados para outra coisa qualquer? Ou, hoje estou aborrecida, vou variar e colocar-lhe nozes? ou, upppps, lá deixei cair 3 ovos lá para dentro? Ou, hmmm, isto hoje ficou um bocado líquido. Pode ser que a soja melhore a massa...?
Pode conter????

Sim, deve haver alguma explicação plausível, até porque não é a primeira vez que me deparo com uma coisa destas. Agora que não me convencem... não me convencem!!!!

8 comentários:

Ianita disse...

Pode conter porque se trata de vestígios. Não constam nos ingredientes porque existem em doses mínimas, daquelas mesmo mínimas de tão pequeninas! :)

E, além disso, eles usam o mesmo palavreado para todas as bolachas que fabricam. Daí... :)

Kiss

(além disso, mesmo quando se trata de vestígios, no que toca a amendoins e assim eles são mm obrigados a pôr pq há muita gente alérgica...)

Lita disse...

Sim, eu sei que se referem a vestígios e que é importante que até isso conste da embalagem. A minha questão é, de onde raios vêm esses vestígios???? As coisas que parecem simples, neste planeta, são um bocado nonsense. Não concordas? :)

Em casa, quando faço sopa, não costumo encontrar vestígios de amendoins no prato.
;)
Bjos

Kayla disse...

LOOOL!
Ou:
Epá!os outros tachos estão sujos,...
Não há problema,hoje fazemos as bolachas no tacho da manteiga de amendoim.
Não sei é se tá bem lavado...
Ah!não faz mal no rótulo falamos nisso...por alto.lol

Lita disse...

LOOOL
Exacto, parece-me que é essa a ideia, "Pára de comer nozes e vem ver das bolachas... onde pões as cascas... errr... põe cá dentro, a malta escreve no rótulo."

Ianita disse...

Não sejas mázinha. Eu, na minha boa-fé, acho que é de estabilizadores e aromas e afins... ou seja, algum iingrediente é que tem os vestígios...

Mas lá que é parvo, lá isso...

Lita disse...

LOL
Pronto, ok. Convenceste-me.
É a minha veia sarcástica que de vez em quando tem de se manifestar e descobre estas pérolas de sabedoria para brincar!!!
;)

M disse...

Não há nada como juntares farinha, ovos, manteiga e açucar, raspar uma tablete de chocolate e misturar na massa, e por fim, levar ao forno por 20 minutos...

Lita disse...

... posso experimentar... mas achas que pode conter soja... assim, por distracção????!!!
;)