sábado, outubro 25, 2008

Responsabilidade...

Estou cansada de ver centenas de pessoas a brincar às pessoas grandes. Neste ultimos três dias cansei-me de ver quatro adultos brincarem às formações e de duzentas pessoas fingirem que a recebiam.

Cansei-me das queixas de todos, de como o mundo é cruel, o governo não presta, os clientes estão sempre insatisfeitos, ganha-se mal, trabalha-se muito e, o mais assustador, não se acredita no que se faz. Esta é a parte que me arrepia até ao tutano, a frase que me causa um temor que chega aos ossos.

Viver-se a não acreditar no que se faz! E quantos de nós fazemos isso? É cansativo, tira a energia, e depois precisamos de falar mal, resmungar, olhar com raiva para quem se ri, está feliz, desejando sugar-lhe a energia até que essa pessoa se sinta tão mal quanto nós.

O mundo é cruel? Talvez! O governo não presta? Provavelmente. Os clientes estão sempre insatisfeitos? Tanto quanto nós. Enfim... aquilo que temos de meter na cabeça, ainda que seja à martelada, é que vivemos no mundo que construímos, e quanto menos nos responsabilizarmos por ele, apontando o dedo a tudo o que não presta, menos poder temos, menos mudança nos permitimos fazer.

Pelo menos, peguemos naquilo que temos e vamos fazer o melhor que sabemos com isso. Fazer algo em que não se acredita? Brincar às pessoas grandes!!!! Seremos sempre seres a fazer experiências e a esperar que tudo corra pelo melhor, seja qual for a idade que temos. Arrepia-me pensar em alguém que entre num hospital em perigo de vida e encontre um médico, ou uma enfermeira que não acredita no que faz. Que não trabalha porque o governo não presta ou o mundo é cruel. Que não faz "aquela coisa" porque não é a sua função e não é paga para isso.

Crescer, para mim, é pegar naquilo que me é dado, e cultivar o meu jardim. Com responsabilidade. Sabendo que pode não ser perfeito, mas é meu, tem a minha assinatura e, como tal, mostra quem eu sou. Fazendo o meu melhor. Pelo menos, o melhor que posso dar na altura.

6 comentários:

Ianita disse...

Tens toda a razão!

Mas também faz parte do nosso crescimento interior e pessoal perceber que a maioria das pessoas é egoísta e que só pensa em si. Que a maioria dos médicos não o são por amor ou por espírito de missão, mas precisamente por dinheiro e prestígio... etc. etc. etc.

Basta-nos não nos conformarmos com isto e sermos diferentes e tentarmos mudar o mundo à nossa volta. Não é o mundo todo, aquele grande que tem biliões de pessoas, mas aquele mais pequenino, o nosso. :)

Kiss

Lita disse...

:)
Concordo em parte.
Penso que faz parte do nosso crescimento percebermos que, na maioria do tempo, os outros (e nós) vivemos presos nos nossos dramas pessoais, como de fossem o centro do mundo. Que o medo e uma ilusória falta de segurança (porque a segurança tem de vir de dentro) nos colocam em situações "a preto e branco", onde existem bons de um lado e maus do outro.
Mas que, também, na maioria das vezes, queremos dar o melhor. Mesmo que não consigamos.
E eu acredito que podemos fazê-lo. Todos. Não apenas alguns "escolhidos".

Ianita disse...

Sim...

Não podemos é esperar que os outros comecem. Temos de começar nós. E começar por reconhecer que podemos mudar o Mundo, mas que não vamos mudar todas as pessoas.

Os escolhidos somos todos.

Kiss

Lita disse...

Aí tens toda a razão!!! Só pode começar por nós. Pelo nosso quintal.
Bjos

Joana Homem da Costa disse...

Com essas ideias e propostas para fazer um jardim voto em ti nas próximas eleições! :)
Muito bem dito!
Bjinhos

Lita disse...

LOL
Se me candidatar, pensarei em ti!!!!
Beijos