domingo, março 01, 2009

Realidade

Em ti o meu olhar fez-se alvorada
E a minha voz fez-se gorjeio de ninho...
E a minha rubra boca apaixonada
Teve a frescura pálida do linho...

Embriagou-me o teu beijo como um vinho
Fulvo de Espanha, em taça cinzelada...
E a minha cabeleira desatada
Pôs a teus pés a sombra dum caminho...

Minhas pálpebras são cor de verbena,
Eu tenho os olhos garços, sou morena,
E para te encontrar foi que eu nasci...


Tens sido vida fora o meu desejo
E agora, que te falo, que te vejo,
Não sei se te encontrei...se te perdi...


Florbela Espanca

11 comentários:

Andy disse...

Lindo, simplesmente lindo...

MoonDreamer disse...

Lágrimas ocultas

Se me ponho a cismar em outras eras
Em que ri e cantei, em que era querida,
Parece-me que foi noutras esferas,
Parece-me que foi numa outra vida...

E a minha triste boca dolorida,
Que dantes tinha o rir das primaveras,
Esbate as linhas graves e severas
E cai num abandono de esquecida!

E fico, pensativa, olhando o vago...
Toma a brandura plácida dum lago
O meu rosto de monja de marfim...

E as lágrimas que choro, branca e calma,
Ninguém as vê brotar dentro da alma!
Ninguém as vê cair dentro de mim!

Florbela Espanca

Anónimo disse...

"E agora, que te falo, que te vejo,
Não sei se te encontrei...se te perdi..."

às vezes é mesmo assim :(

beijinhosss um dia feliz

Skywalker disse...

A duvida que sempre persiste nos versos finais.

Beijokas

Mel disse...

Eina, acho que é um dos poucos poemas que conheço dela...:)

Salto-Alto disse...

Que poema lindo! Já conhecia, mas vale sempre a pena reler!

Rice Man disse...

Muito bonito! :)

Lita disse...

Andy,muito...

Hermes, também as sabes todas... ;)

korrosiva, é, não é? ;)

Skywalker, beijinhos!

Mel, eu sei tantos.... :) Adoro-a!

Salto-Alto, vale sempre! :)

Rice Man, muito mesmo!

izzie disse...

Florbela nunca me disse muito... mas Lita, tens mesmo a capacidade de nos fazer olhar para "paisagens já percorridas" com outros olhos...
Bigada =)

Beijinho

Li disse...

Mais um poema lindo da Florbela Espanca...:)

bjitos

Lita disse...

Izzie, a mim sempre me disse tudo. :) É um bocado triste, como a mesma o era,mas a intensidade das palavras... sempre as palavras! :)

lilipat2008, tem de ser! ;)