terça-feira, dezembro 16, 2008

Mea Culpa

Numa confissão assim ao estilo Sayuri, é a minha vez de o dizer, de uma vez, sem rodeios e sem culpas:



Não gostei do livro "O Perfume".



A cada vez que o digo, vejo o olhar surpreso do outro, a sobrancelha levantada, o pensamento fugidío "não imaginava isso de ti", pois eis que acabo de afirmar não gostar do livro que metade do mundo adora!



Pois é certo! Não gostei. Li e voltei a ler, imaginando que a "culpa era minha", que provavelmente não me concentrara o suficiente para de lá tirar as maravilhas que todos tiram. É verdade, ele escreve bem! Sim, o odor está presente em toda a leitura, conseguimos aperceber-nos dos ambientes, dos cheiros (sobretudo dos maus cheiros), conseguimos evadir-nos para o universo do romance. E ainda assim, não gostei.



Leio muito. Na adolescência "papei" tudo, desde Isabel Allende a Henri Miller. Tenho autores com quem simpatizo mais, efectivamente. Gosto de fantasia, é o meu grande escape! Hoje em dia, continuo a ler muito, com menos tempo do que antes, claro...



Mas não gostei do Perfume! Mesmo!

Sem comentários: